sexta-feira, 3 de maio de 2013

O Conhecimento de Deus e o Amor


Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

Tenho insistido em enfocar o fato de que o Reino de Cristo é o Reino do Amor. O amor é a transformação mais profunda operada em nosso coração pecador. Portanto, na base da nossa busca espiritual deve figurar o anseio por desenvolver um amor a Deus que esteja absolutamente acima de qualquer outro.
O amor a Deus deve ser a mola mestra de toda a nossa vida, definindo e sujeitando as nossas motivações. Nossas escolhas, desejos, sentimentos, ações, tudo deve refletir a influência deste amor e, consequentemente, amaríamos o próximo, do modo como Cristo nos amou: “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos” (1 João 3.16). Esse amor não somente é o resultado, mas a comprovação prática do nosso amor a Deus.
Crentes bíblicos, interessados em uma fé pura e transformadora, sempre se perguntam: como crescer neste amor a Deus? É possível, em tempos de tanto desafeto, ódio, repulsa pelas coisas espirituais os homens se encontrarem com este amor transformador?
Ainda que tenhamos de lutar contra todos os males que assolam o nosso coração autocentrado, devemos crer que este processo de mudança nas bases do nosso “amor último” ocorre por meio de uma obra sobrenatural de Deus e é fortalecido pelo amadurecimento da nossa fé.
Uma das principais ferramentas do amadurecimento da nossa fé é o “conhecimento de Deus”. Conhecer a Deus é a mais importante ferramenta de mudança de nosso coração. Pois, ao conhecer a Deus nos conscientizamos de sua absoluta pureza, poder e glória.
O Evangelho do Reino não se limita a ser uma regra religiosa, destituída do uso das faculdades racionais. Ao contrário, a ordem de Cristo é que espalhemos o conhecimento de Deus ao mundo. Amaremos mais, conforme conhecermos mais ao nosso Deus e seu Filho Jesus: Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (Habacuque 2.14).
Há crentes que defendem a ideia de que o conhecimento embota o amor a Deus. Não existe falácia mais desastrosa! O conhecimento verdadeiro de Deus nos aproxima do Senhor, nos faz mais dedicados e nos mostra quem somos, a ponto de nos capacitar a amar mais o próximo. Quando você rejeita este Evangelho de ensino, está rejeitando o amor a Deus como alvo máximo da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!