domingo, 12 de maio de 2013

Esperança Escatológica - Ascensão de Cristo


Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno

“Por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” (Atos 1.11). A fé cristã é de natureza escatológica, sempre foi. Desde os primórdios, quando ainda não era conhecida como “cristã”, a fé bíblica é impulsionada pela expectativa futura.
No dia em que o Senhor prometeu para Adão e Eva que venceria aquele cenário da presença do pecado, por meio da vinda de um Libertador que esmagaria a cabeça da serpente (Gênesis 3.15), a fé bíblica desenvolveu o potencial da esperança.
Foi assim também com Abraão, que decidiu crer em Deus e deixou tudo, confiando na promessa de Deus. Mesmo em avançada idade, creu contra a esperança de que Deus lhe daria uma grande descendência.
Moisés, caminhou adiante do povo por quarenta anos, na esperança de chegar à Terra Prometida. Davi, escolhido para lutar em nome de Deus, derrubou o Golias e venceu batalhas, por que confiou no Senhor. Os profetas, não se intimidaram diante de reis e exércitos, para anunciar a esperança da chegada do Messias.  
Enfim, muitos foram aqueles que movidos por sua fé, creram e depositaram em Deus todas as suas expectativas até que Cristo chegou. Por isto é que falamos que a fé cristã, desde o seu início é escatológica, sempre olhando com esperança para o futuro.
Nos dias de Cristo isto foi diferente. Ao viver ao lado dos seus discípulos, ensinar-lhes o propósito da sua vinda, ser crucificado e ressuscitar dos mortos, Jesus estava lhes oferecendo todo o conteúdo para uma fé que transformaria suas vidas e mundo ao seu redor.
Contudo, ao ser elevado aos céus no dia da sua ascensão, Cristo Jesus ofereceu mais um elemento que completaria esta fé transformadora. Jesus lhes concedeu a força da esperança escatológica. Mas, o que é  isto?
Esperança escatológica é uma disciplina da alma que faz o crente viver sempre seguro do amanhã. Quando, no dia da ascensão de Jesus, lhes foi anunciado, pelos anjos, que Jesus voltaria, a mente dos discípulos fora revestida de uma certeza final (escatológica).
Assim, a fé cristã, mais uma vez lançou luzes sobre o futuro. Do mesmo modo como no passado os filhos de Deus creram no Senhor e foram agraciados com a vinda do Messias, hoje, eu e você somos chamados a viver com esperança, no aguardo da volta de Jesus.
A esperança deve marcar a vido do crente e de fazê-lo vencer todas as lutas na expectativa constante de que um dia terá um encontro vivo e maravilhoso com o seu Rei. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!