sábado, 29 de junho de 2013

A Perseverança e a Montanha


Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno

Perseverar é uma virtude muitíssimo necessária para a vida. Quase tudo o que fazemos, que tenha verdadeiro valor para a vida toda, exige uma boa dose de perseverança. A perseverança nos ajuda a superar dificuldades e entraves.
Quando falo em perseverança, sempre penso em escaladas e isso me lembra o esporte das montanhas, o alpinismo. Tenho uma profunda admiração por alpinistas. Fico encantado com as belas imagens que coletam do topo de montanhas ou de suas íngremes encostas. 
As vistas belíssimas que a altura de uma montanha proporciona necessitam de uma perseverante escalada. Nenhuma imagem é captada sem que antes os pés e as mãos de um alpinista se apeguem a uma montanha para subir e perseverem na subida.
A subida de uma montanha não é realizada em um salto. É necessário, uma pegada de mão e uma pisada firme de cada vez. A perseverança é um processo de luta contínua. Perseverar é se dispor a seguir adiante e, como no caso do alpinismo, perseverar na vida cristã é desejar seguir para o alto.
A escalada da vida cristã é, com certeza, muito mais difícil que a subida de uma montanha, seja o Everest, Aconcágua ou qualquer grande altura deste planeta. Nenhuma vista captada pela câmera de um alpinista supera as imensas maravilhas de subir à presença de Deus e conhecê-lo.
A escalada cristã é uma íngreme montanha de lutas e experiências que nos conduzem para viver mais perto de Deus. Como um alpinista na subida de uma montanha, às vezes temos de esperar, sofrer os ventos, o calor, o frio, mas sempre devemos continuar.
Continuar não significa andar muitos metros de uma vez. Às vezes, subir alguns centímetros é tudo o que conseguimos. Não importa o quanto progredimos, mas a direção de nossa progressão. Andamos para o alto, subimos para Deus.
Pedro nos ensina que entre as coisas mais importantes de nossa jornada é a esperança que alimenta a nossa perseverança: “...segundo a sua promessa, nós esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça” (2Pe 3.13).
Para o cristão, perseverar é seguir segundo a visão que nos é dada do nosso futuro com Cristo. É manter a direção certa e viver segundo o nosso chamado, empreendendo esforço diligente de viver para Deus e conhecê-lo mais. Persevere na sua subida.


2 comentários:

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!