domingo, 30 de março de 2014

Quem entregou Jesus para ser crucificado?

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

Algumas vezes, Jesus aproximou-se dos discípulos e lhes falou acerca da sua morte. Em Marcos, temos três destes registros: Mc 8.31-33; 9.30-32 e 10.32-34. Nessas ocasiões em que Marcos registra Jesus anunciando a sua morte, o texto que segue essas declarações aborda um dos mais importantes problemas da natureza humana na sua relação com Deus: o egocentrismo.

No capítulo 8, após repreender Pedro, Jesus faz o belo discursos sobre “o discípulo, negar-se a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo” (8.34-35). No 9, após o anúncio da morte, Marcos registra a conversa secreta dos discípulos sobre “qual deles o maior” (9.33-34). Por fim, no capítulo 10, note que o texto que segue é uma discussão egocentrada dos discípulos, que pedem a Jesus que sejam colocados um à direita e outro à esquerda dele no seu reino (ver 10.35-37).
Jesus, ao predizer a sua morte, por duas vez pontuou a seguinte palavra: “O Filho do homem será entregue...” (Mc 9.31, 10.33). O Evangelho de Mateus é ainda mais direto ao dizer: “O Filho do Homem será entregue para ser crucificado” (Mt 26.2). A pergunta que fazemos é: “Quem entregou Jesus?”
Várias podem ser as respostas: Judas, o entregou por dinheiro; as autoridades judaicas, por inveja; o povo, por omissão, ou medo etc.. Estas respostas podem representar parte da verdade. Mas, acho que, a partir do que vemos construído no texto, podemos dizer que Jesus foi entregue pelo “egoísmo dos homens”.
Muitas vezes, até mesmos nós, discípulos de Jesus, lidamos com as coisas de Deus como se o que realmente importasse fosse a nossa vontade. Assim, como Pedro, ou Tiago e João, as principais lideranças da religião judaica, ou até mesmo os romanos, crucificamos Jesus para a nossa vida e o deixamos lá, fora dos muros e voltamos a viver nosso padrão, baseado somente no que desejamos.
Esse é o ponto! Reveja suas atitudes e visite o seu próprio coração. Olhe para si mesmo e perceba se seu egoísmo não está, mais uma vez, entregando Jesus para ser crucificado. Mas, como toda história tem dois lados, essa não é diferente. Jesus se entregou por você, para romper o poder egocentrista do pecado e lhe dar uma vida centrada em Deus.
A cruz é o mais elevado exemplo de entrega e de vida não egoísta. Ele não veio para ser servido, mas para servir. Deixou a sua glória e tornou-se homem, morrendo na cruz por nós, para que pudéssemos ser livres do domínio de nosso próprio pecado egoísta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!