domingo, 13 de janeiro de 2019

A Igreja do Rei - Atendei Por Vós

Rev. J. Maurício P. Nepomuceno
Antes de fazer recomendações aos presbíteros para que pastoreiem a Igreja de Cristo, a qual foi por Ele comprada, Paulo os convoca a cuidarem bem de si mesmos primeiramente.
Atendei por vós - Paulo pede aos presbíteros que mantenham-se em guarda quanto a sua própria vida, até porque o rebanho olhará para estes homens e tenderá a imitar a sua fé (Hb 13.7; 1Pe 5.3). Este processo de aprendizagem pela modelagem está no centro do desenvolvimento da vida cristã. Em outras palavras: “crentes aprendem a ser crentes, vendo outros crentes, sendo crentes”.
O próprio apóstolo sabia que esta verdade também se aplicava a ele próprio, que estava disposto a conclamar os seus irmãos a imitar o seu modo de imitar a Cristo (1Co 11.1). Uma de suas mais poderosas frases nos faz pensar seriamente sobre a importância de  atentar bem para nossa vida: “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado” (1Co 9.27).
A igreja do Rei não pode ser pastoreada e cuidada segundo padrões humanos negligentes, baseados em gostos pessoais para atender a interesses meramente humanos. A igreja do Rei deve ser cuidada por pessoas que estejam prontas a modelá-la para que alcance o mais belo padrão de formosura: Cristo (Gl 4.19).
A vida cristã é, portanto, um chamado à excelência de caráter e conduta, que jamais se inicia no outro, mas no “eu” para atingir e moldar o “outro”. Todos, de alguma maneira, temos o dever de cuidar de nós mesmos, para poder participar do amadurecimento e do preparo da Igreja do Rei para o encontro final com o próprio Senhor (Ef  5.27).
Na Igreja, o exemplo fala mais que o discurso. Precisamos cuidar de nossa vida e depositar nossas esperanças na graça que Deus derramará sobre nós, para nos fazer modelares para nossos filhos e para nossos irmãos na fé.
A igreja é uma grande casa de modelação, onde uns aos outros, nos ajudamos a parecer com Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!