quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

A Igreja do Rei - O Espírito Vos Constituiu Bispos

Rev. J. Maurício P. Nepomuceno
Para o apóstolo Paulo estava muito claro o que realmente é a Igreja do Rei e como ela se constitui. Ele declara que a Igreja é uma propriedade de Deus, comprada com o sangue de Cristo: “...a Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” (At 20.28).
Ele também tem clareza sobre a responsabilidade daqueles que Deus coloca à frente do rebanho e como eles são assim designados: “...sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos” (At 20.28). Desta forma, precisamos lembrar também nós, os que hoje somos chamados para cuidar do rebanho de Deus, que devemos compreender nossa própria missão, enquanto pais, líderes cristãos, responsáveis por cuidar dos interesses do Reino de Cristo e, principalmente, a nossa missão de cuidar da Igreja do Rei.
O Espírito Santo vos constituiu bispos - Aqui, dirigindo-se aos presbíteros de Éfeso, o apóstolo os conclama a tomar todo o cuidado com a própria vida espiritual (Atendei por vós), para que possam cuidar, com percepção espiritual e madura, do rebanho do Senhor (atendei por todo o rebanho). Para completar essa exortação, lhes relembra que são, na verdade, colocados nessa condição e responsabilidade, pelo próprio Espírito de Deus.
Cuidar da Igreja do Rei não é uma tarefa alto imposta, ou uma condição em que podemos nos arrogar fazer. Essa tarefa é resultado do soberano chamado do Espírito de Deus. Ou seja, antes de nós e nossa vontade, o Senhor é quem opera a sua vontade ao escolher os cuidadores da sua Igreja.
Vos constituiu bispos (epíscopos) -  Duas palavras são usadas no texto para se referir a esses líderes: presbíteros e bispos. A primeira aponta para a sua maturidade espiritual, por serem os mais experientes de todo o rebanho, a segunda, objeto do texto de hoje, aponta para sua capacidade de planejar, organizar e escolher o melhor método para se seguir adiante.
Todos nós, em alguma medida, precisamos saber que temos a responsabilidade de facilitar a jornada dos demais irmãos. Precisamos encontrar caminhos com menos pedras, com menos perigos e mais eficientes para alcançar o que está proposto. Que a Igreja do Rei seja santa, sem mácula e pronta para o encontro final com o seu Rei.
Esse trabalho precisa ser feito e a Igreja precisa ser cuidada para Cristo. Essa é a responsabilidade que Deus  designou para nós! Negá-la ou dificultá-la é resistir à própria vontade do Rei. Cuidar da Igreja é um chamado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!