domingo, 20 de janeiro de 2019

A Igreja do Rei - Todo o Rebanho

Rev. J. Maurício P. Nepomuceno

O pastoreio da Igreja do Rei exige que saibamos, com clareza, o que a Igreja é! Infelizmente, nem sempre, lidamos com a Igreja de Cristo da maneira correta, porque temos uma ideia distorcida e equivocada da sua verdadeira natureza.
Este ano, escolhemos o tema “A Igreja do Rei”  para guiar liturgicamente nossa comunidade de fé. Dentro dessa temática, desejamos construir uma percepção correta sobre o é a Igreja do Rei. Nosso alvo é que sejamos capazes de ser e cuidar bem dela.
Para nossas pastorais dominicais, escolhemos o versículo 28 do capítulo 20 de Atos, que se trata de uma orientação do apóstolo Paulo aos presbíteros de Éfeso sobre o pastoreio da Igreja de Deus. Na primeira pastoral, fomos direto ao ponto: “A qual ele comprou com o seu próprio sangue”.  Destacando a natureza da igreja como uma propriedade não de homens e sim de Deus.
Já, na última semana, retomamos o começo do verso, que exige que os pastores do rebanho, tenham cuidado de sua própria fé: “Atendei por vós...”. Como um cirurgião antes de tomar o bisturi para operar um paciente, que precisa, primeiramente, esterilizar seus equipamentos e higieniza suas mãos. Também os que cuidam da igreja não o poderão fazer, sem que antes, cuidem de si mesmos.
Hoje, queremos que você pense sobre o que Paulo diz em complemento a isso: “Atendei por vós e por todo o rebanho...” (At.20.28). Sim, o ponto aqui não é tanto a natureza da igreja, mas sim a sua dimensão.
Todo o rebanho - Cristo não tem preferências e espera que cuidemos de “todas as suas ovelhas”. A nenhuma delas, ele planeja perder (Jo 10.28). Ao contrário, por todas, sem exceção, Ele deu a sua vida (Jo 10.14-15).
Todos nós, precisamos atentar para que em nosso meio todos sejam realmente pastoreados. Isso não se trata apenas de olhar para uma lista e perceber quem foi ou não visitado. O pastoreio é a ação positiva em favor da santificação e restauração efetiva daqueles a quem Deus comprou para si. Por isso, o pastoreio da Igreja do Rei não é um ato isolado de cuidado, mas uma rede de cuidado mútuo: “...até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus” (Ef 4.13).
Em nossa Igreja, desejamos que cada ovelha seja pastoreada por meio de uma forte rede de cuidado que se chama: Família da Fé. Um proposital modelo de Igreja que sabe o que é amar e cuidar de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!