domingo, 24 de abril de 2011

A Manjedoura e o Túmulo Vazio - 24 de abril de 2011

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno


Existem muitos aspectos históricos e escriturísticos que aproximam os eventos do nascimento e da morte de Jesus Cristo. Um deles é a presença dos anjos como os anunciadores dessas notícias. O segundo é que ambos apontam para o aparecimento de Jesus.
Por isso, pensar na unidade destes eventos pode nos ajudar a compreender melhor como o evangelho deve ser anunciado. O anúncio da mensagem parece estar na raiz destes eventos, pois ao receberem a notícia, tanto pastores como as mulheres do sepulcro correram a contar aos demais o que sabiam.
Curiosamente, os dois momentos parecem se encaixar nas palavras do profeta Isaías que disse: “O povo que andava em trevas viu grande luz e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz (Isaías 9.2)”. Os resplandecentes anjos de Deus anunciavam o final de um período sombrio: no primeiro, séculos sem a voz de Deus, e no segundo, dias sem a presença iluminada do Filho de Deus. As sombras do silêncio histórico depois do profeta Malaquias e a sombra do silêncio da morte no sepulcro, ambas rompidas pela voz do Evangelho.
Há talvez muitas coisas em comum em relação a estes eventos, mas algo pode ser de importância fundamental: ambos apontam para um “começo de vida”. Na manjedoura a “vida humana de Cristo”, no segundo a “nossa vida em Cristo”.
A manjedoura alcança o seu significado mais completo na cruz e no túmulo vazio. Pois o túmulo vazio é o resultado da manjedoura, ou seja, o Natal não teria o mesmo significado se o túmulo não estivesse vazio e a ressurreição não tivesse sido operada. Paulo disse que, sem a ressurreição a nossa fé seria vã (1 Coríntios 15.17), como se nada tivesse acontecido.
Quando anunciamos o Evangelho, não podemos nos esquecer de dizer a todas as pessoas como é precioso esse Domingo da Ressurreição. Ele é o começo da nossa vida em Cristo Jesus! Aleluia!
Depois destes eventos, Cristo foi ao céu e nos comissionou a proclamá-los. Como os pastores e as mulheres, somos agora os que devem anunciar essas verdades iluminadoras para todos os homens.
Se desejamos ver removidas as trevas que jazem sobre a vida de muitos homens e mulheres com os quais convivemos, essa é a História que devemos anunciar: manjedoura e túmulo vazio!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!