domingo, 3 de abril de 2011

Seguindo Jesus de Forma Madura - 03 de abril de 2011


Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

Mesmo que muito da nossa disposição de seguir a Jesus seja decorrente do entendimento de que sem Ele nada podemos fazer, resta-nos enfrentar seriamente aquilo que ele disse: “quem quiser vir após mim, tome a sua cruz, negue-se a si mesmo e siga-me”.
O enfrentamento dessa proposta de Jesus é um dos mais importantes passos da nossa jornada ao lado do Mestre. Porque, em geral, as pessoas seguem a Jesus porque se sentem interessadas nos benefícios naturais do projeto de vida eterna que Ele oferece. Portanto, no final das contas, o resultado é que buscamos o nosso próprio interesse.
A palavra de Jesus é que enfrentemos essa realidade extremamente egocêntrica da religiosidade natural e sigamos adiante para uma completa mudança do nosso modo de pensar, a qual nos dará condições para adentrar os portais de um relacionamento mais maduro com Deus, escapando de uma religiosidade infantil e interesseira.
Uma religiosidade infantil é aquela que nos faz aproximar de Deus apenas com o objetivo de que tal feito redunde em algum benefício pessoal. Ou seja, você ora e lê a Bíblia por que precisa de coisas, e deseja que pontos a seu favor, venham a se transformar em um agir favorável de Deus Enfim, a religiosidade infantil é aquela que tem como alvo o “eu”.
Mas como seria a religiosidade madura? Bem, neste ponto, as palavras de Jesus Cristo nos ajudam muito. Sigamos o seu pensamento.
Quem quiser vir após mim - religiosidade madura é aquela que se dispõe a ir na direção certa. Ou seja, como disse Jesus, ir na direção em que Ele vai. Portanto, para quem deseja uma vida madura, não há espaço para percorrer os caminhos da própria vontade ou vaidade pessoal, pelo contrário o discípulo maduro vai aonde o seu Mestre for e mandar. 
Tome a sua cruz - O segundo aspecto do amadurecimento da fé é a disposição de pagar o preço. Algumas pessoas querem um evangelho barato, onde as experiências ocorrem como num circo, ou seja, num passe de mágica, por meio do qual a vida se torna em um espetáculo de risos. Jesus nos convida a viver as realidades de uma vida de cruz, que é o mesmo que dizer: enfrente as dificuldades naturais de quem vive com Jesus e vá em frente.
Negue-se a si mesmo - Enfim, o grande dilema decorrente do ato de caminhar com Jesus é a necessidade de aprender a amar a Deus sobre todas as coisas. Para isso, você deve aprender a deixar tudo, inclusive o “eu” para se por à caminho com Cristo. Quando tudo isso começar a acontecer em você, você estará iniciando na vida madura como discípulo de Jesus e sua alma estará segura e madura em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!