terça-feira, 7 de junho de 2011

Fé Que Revoluciona Olha Para o Alto - 05 de junho de 2011

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

Temos nos referido aos apóstolos como homens que revolucionaram o mundo por meio da fé: “essa é a vitória que vence o mundo, a nossa fé!” (1 João 5.4). E, de fato, eles o fizeram! A ousadia que tiveram, como resultado do contato com o Cristo Vivo, foi determinante para que o Cristianismo se espalhasse pelo mundo.
Para os sociólogos e historiadores, o fenômeno da expansão do Cristianismo seguiu regras humanas, tais como: as carências dos povos, o uso político da fé pelos governantes, o fator agregador do cristianismo como uma fé que não era apenas de um povo, como o judaísmo etc.
Nós nem precisamos negar que estes e outros fatores “humanos” tenham colaborado, mas o que importa reconhecer é que Deus, usando todas essas necessidades e características, esteve ao lado daqueles homens, que em sua maioria, pescadores, não seriam, por si mesmos, capazes desta grande obra revolucionária.
Nossa pergunta recorrente durante estes domingos em que abordamos o tema “fé revolucionária” foi: mas o que aconteceu para que homens simples, tímidos, incrédulos se tornassem que tais, transformadores da realidade ao seu redor?
E a resposta que temos encontrado é que eles aprenderam a enxergar a vida com os olhos da fé! Eles sabiam que, quando olhavam para os céus, lá, assentado no Trono, estava Jesus a cuidar da vida deles e a acompanhá-los em todos os seus caminhos.
João, usando de um recurso literário interessante escreveu a seguinte afirmação, em forma de pergunta: “Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus (1 João 5.5)? Em outras palavras, João está dizendo: ninguém vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.
Em nossos dias, esse é o pensamento que tem de inundar a nossa alma e nos fazer cheios de esperança. A única coisa que pode tornar a Igreja de Cristo vitoriosa neste mundo é a sua capacidade de viver com os olhos no Trono de Cristo.
Precisamos recuperar essa visão da glória sem par, do alto e sublime Trono do profeta Isaías e da Majestade das descrições apocalípticas de João. Precisamos voltar a enxergar tudo com os olhos da fé e lembrar todos os dias que no Trono está assentado. Precisamos da ousadia daqueles primeiros apóstolos, os primeiros homens a viver com o coração cheio da esperança que vem do Trono da Glória de Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!