sábado, 11 de junho de 2011

O Batismo Com Espírito Santo Para o Presbiteriano - 05 de junho de 2011


Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

Por muitos anos ouvi de irmãos pentecostais: você já foi batizado com o Espírito Santo? Na verdade, o que queriam perguntar era: você fala em línguas? Quando um diálogo deste ocorre entre presbiterianos e pentecostais o resultado já sabemos: divergência.
Para o presbiteriano, o “batismo com o Espírito Santo” não tem nada a ver com o falar em línguas. Para a fé reformada ortodoxa, o batismo com o Espírito Santo é o ato da regeneração, ou seja, o momento em que o Espírito Santo passa a fazer morada na vida do crente, quando ele tem o seu “novo nascimento”.
Já para o pentecostal, o “batismo com o Espírito Santo” é semelhante a uma segunda manifestação do Espírito na vida da pessoa crente, na qual, por meio do falar em línguas, a pessoa dá provas evidentes de um amadurecimento na fé.
Na verdade, quando começamos a falar deste assunto, a confusão fica muito grande. Na minha opinião, a falha não é da Bíblia ou da interpretação que se dá aos textos, mas decorre de que este assunto tem sido tratado à luz da experiência pessoal dos indivíduos e não à luz das Sagradas Escrituras.
Quando você lê um texto como o de 1 Coríntios 12, terá luzes sobre a questão. O verso 13 define que “todos os membros do corpo de Cristo são batizados em um só Espírito”.  E no verso 30, percebemos que a pergunta do apóstolo encerra um ensino: nem todos têm todos os dons, portanto, nem todos falam em línguas. Por isso, falar em línguas  também não poderia ser um sinal de maturidade a ser exigido de todos os crentes.
Evidentemente, discordamos dos  crentes pentecostais em muitas coisas com relação ao “batismo com o Espírito Santo” e o “falar em línguas”, mas caminhando noutra direção, permitam-me fazer duas perguntas: para nós presbiterianos o que o Espírito Santo faz de importante quando nos batiza? Que sinal visível pode ser evidência dessa graça invisível?
Uma nova vida é o resultado do batismo com o Espírito Santo e a grande evidência externa disto é a nossa unidade. O texto citado nos ensina que a principal obra do Espírito é a “unidade do Corpo de Cristo”. O melhor sinal de nosso batismo com o Espírito é a nossa disposição para sermos um só corpo em Cristo Jesus. Esse é o maior desafio da Igreja de Cristo há séculos e essa é a grande obra do Espírito Santo em nós.

13 comentários:

  1. Gostei deste texto!
    Bastante esclarecedor!!!
    Sonia Costa

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com o que foi dito acima. Apenas complemento que não devemos, por outro lado, abrir mão dos diversos dons (carismas) que o Senhor proporciona à Sua Igreja nos difíceis dias de hoje! I Coríntios 12 (e outras citações da Palavra) são também para HOJE! Se naqueles tempos o Pentecostes foi essencial, quanto mais para nós! Não podemos nos esquecer que toda igreja histórica é fruto desse Pentecostes e que, por essência, é carismática! Diria que é um gigante adormecido! Não tenhamos medo dos presentes do Espírito Santo para nós, irmãos! Tudo na ordem e no decoro. Deus não faz nada se assim não for! Oremos por um avivamento de "fogo" nas nossas igrejas históricas. Eu creio! Amém!

    ResponderExcluir
  3. Irmão, acho que a presbiteriana nunca fizeram um estudo exegetico de Atos dos Apóstolos. E Assim como vários MOVIMENTOS , se apegam e herdam ensinamento com controvérsias. Mas todos nosso somos salvos em Cristo se nos desviamos das heresias. Paz do Senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Enriberguison, com certeza lemos e estudamos exegeticamente os textos de Atos, mas as conclusões a que chegamos são diferentes e concordo que a salvação está em Cristo e não na "escola teológica" que seguimos.

      Excluir
    2. Irmão Enriberguison, com certeza lemos e estudamos exegeticamente os textos de Atos, mas as conclusões a que chegamos são diferentes e concordo que a salvação está em Cristo e não na "escola teológica" que seguimos.

      Excluir
  4. Bacana... Fui presbiteriano a vida toda e esse ano estou congregando na Batista da Lagoinha (aderente do movimento pentecostal). A conclusão que cheguei, podendo ver dos dois ângulos, é que a Presbiteriana precisa entender que o Espírito Santo pode fazer bem mais do que pensam e os pentecostais entemderem, que, na maioria das vezes o falar em línguas e derivados parte deles mesmos e no Espírito Santo. Resumindo, parem de ser chatos com essa questão, pois à luz da Bíblia, ambos encontram bases para seu comportamento, mesmo que reinterpretando... A convicção de saber quem está certo parte somente da sua escolha e o preconceito de dar-se a conhecer outras realidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc frequentava a igreja presbiteriana..nunca foi presbiteriano de vdd...deixa um igreja séria por um movimento. .e muito engraçado isso

      Excluir
  5. Digo por mim mesmo, fui criado em igreja católica, mas não tinhe fé nem uma em Cristo Jesus, pois colocava minhas expectativas nos "santos" da igreja, quando cheguei na igreja Evangélica Neopentecostal, eu não acreditava nesses mores espirituais, por simplesmente achar que era uma grande palhaçada do povo, no caso de cair, rodar, ficar se entortando ou até mesmo falando em línguas estranhas, pois bem... O tempo passou, e conforme fui m firmando na tal doutrina, comecei a perceber que haviam momentos em que eu falava coisas que eu mesmo não podia controlar,(porém eu entendia o que eu dizia) até um dia em que ocorreu uma espécie de mini vigília e ministraram sobre a minha vida e eu acabei manifestando o espírito santo, dês daquele dia em diante, eu fico muito sensitivo a voz do Espírito de Deus e me lembro até hoje (gente que vontade de chorar só de lembrar), que ele ministrava muito em meu coração e dizia assim: "agora vc acredita no meu poder, eu derramei esse dom sobre sua vida", dês de então, quando falo em línguas eu consigo entender e traduzo o que eu disse.

    ResponderExcluir
  6. Quanto mais teólogo você fica mais inútil fica para Deus. Não se pode discutir duas pessoas em que uma nunca provou leite e quer falar de leite e outra que bebe leite. Falar em linguas é sim prova do Batismo no Espírito Santo. E está disponível por Deus a qualquer um que cre em a Jesus. Ou Jesus é mentiroso ao afirmar que:

    Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Aos que crerem será dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demônios pelo poder do meu nome e falar novas línguas; se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.
    Marcos 16:16‭-‬18 NTLH
    http://bible.com/211/mrk.16.16-18.NTLH

    deixa de lorota, ou crê e fala em lingua ou não. simples muito simples

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão, ou irmmã, que está por detrás deste título "Bíblia Cronológica", você nem me conhece e consegue dizer algo sobre mim tão definitivo? Obrigado por gastar seu precioso tempo em um blog sem graça como este...

      Excluir
  7. Acredito que o próprio falar em línguas citado em Atos 19:6 seja referente ao mesmo dom dado por Deus àqueles que necessitavam pregar a palavra de Deus para diversas nações de idiomas diferentes. A manifestação dos dons de Deus não é para qualquer pessoa, fui pentecostal a vida toda e agora congrego na Igreja Presbiteriana pelo simples motivo de perceber diversas equivocações das igrejas pentecostais. Ser batizado no Espírito Santo para eles era apenas o falar em línguas, limitando e muito o verdadeiro e lindo significado de tal bênção. O fato de eu nunca conseguir ser batizado no Espírito Santo (o que leva até alguns cristãos a fingirem tal ato) me fazia ficar extremamente triste por achar não ser um predestinado. Hoje concordo com a doutrina ensinada pela Presbiteriana. Acredito que o dom de falar em línguas não se refere a uma língua dos anjos, e sim ao de falar diversas línguas, dom este que foi dado por Deus para aqueles que necessitavam pregar sua palavra para diversas nações. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Oque as pessoas nao entendem é que alem de tudo isso só precisamos crer que um dia todas essas questoes serao resolvidas pelo nosso Deus grande e poderoso, nós devemos deixar de lado as nossas diferenças e amarmos uns aos outros, assim como cristo nos amou.
    A paz do senhor irmaos.

    ResponderExcluir

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!