segunda-feira, 20 de junho de 2011

Precisamos da Correção do Espírito Santo - 19 de junho de 2011

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

Em minha opinião, uma visão distorcida da Pessoa e Obra do Espírito Santo tem influenciado para que a Igreja Cristã não desfrute, em plenitude, da presença gloriosa do Parácleto Divino.
Com a forte ênfase dada à manifestação do Espírito Santo através dos dons, muitos acreditam que o trabalho que a Terceira Pessoa da Trindade exerce é o de promover a igreja através de seu poder espetacular, proporcionando que coisas tidas como “sobrenaturais” estejam presentes no dia a dia da comunidade dos salvos. Mas, reduzir a obra do Espírito a apenas este aspecto de suas capacitações é um erro que precisamos evitar.
Uma das marcas da presença do Espírito Santo na vida do povo de Deus é que Ele nos esclarece sobre a nossa condição humana decaída. Foi desta forma que Jesus se expressou sobre a vinda do Espírito Santo: “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16.8).
Uma Igreja que se renova e se enche do Espírito Santo evidencia esta presença e agir de muitas maneiras, mas uma destas maneiras de manifestá-lo está neste processo de contínua busca da santidade, da retidão e do temor do Senhor. Infelizmente, hoje em dia, as pessoas que dizem estar dirigidas pelo Espírito Santo, sequer se preocupam com o seu linguajar, vestimentas, hábitos e outras posturas pecaminosas.
O Espírito Santo, trabalha principalmente para lapidar a Igreja, a noiva de Cristo, tornando-a cada vez mais limpa das marcas e presença do pecado. O apóstolo Paulo assim se expressou: “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (2. Coríntios 3.18).
Como podemos perceber, o Espírito Santo não deve ser crido e desejado apenas como aquele que nos reveste de poderes espetaculares. Devemos esperar que Ele nos corrija e nos conduza pelos caminhos da santidade. Sua presença na Igreja é primordial para isso, pois não podemos nos esquecer de que ainda somos pecadores.
Nós, em nossos melhores momentos com Deus, podemos ser tentados e cair. O Espírito é a companhia mais importante para nos alertar e, mesmo quando cairmos, nos levantar e nos fazer andar novamente na direção de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!