quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Frutificação - Um Produto do Amor


Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno

Não é, sequer, necessário discutir sobre a importância da vida cristã frutífera. Sabemos que os frutos da nossa vida são a consequência natural da nossa relação com Deus. A questão que levantamos hoje é: o que nos leva a frutificar?
A união com Cristo é a raiz da produção de frutos em nossa vida: “Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanecer em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto” (João 15.5). Todo cristão verdadeiro produz fruto, ao menos os frutos básicos do arrependimento e da descoberta da vida com Deus, por exemplo.
Entretanto, a vida de muitos crentes parece uma árvore completamente seca, distante, desnutrida, infrutífera e completamente descompromissada com a produção de novos frutos. O que fazer para que este estado de coisas seja transformado? Como trabalhar para que mais e mais a nossa vida seja frondosa e produtiva?
Os frutos são as obras que realizamos as quais demonstram que estamos ligados a Cristo, que temos o fluir da vida de Cristo em nós. Mas, o fluir a vida de Cristo só pode ser visto na medida em que nós agimos, em como vivemos enquanto ramos da videira. Então, qual é a qualidade mais especial de nossa ligação com Jesus? Qual é a seiva da vida de Cristo? O amor é a resposta, ele nos leva a frutificar.
O amor nos liga a Cristo: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama” (João 14.21). O curioso nesta palavra é que os mandamentos de Deus se resumem justamente no “amor”. O amor nos une a Ele e o amor nos une ao nosso próximo. Os frutos deste amor são as ações que revelam que O amamos acima de tudo bem como a nossa percepção da importância e necessidade que temos das outras pessoas.
A falta de frutos na vida cristã aponta para uma doença que compromete a direção do nosso amor. O nome dessa doença é “idolatria”. Algum amor idolátrico substitui o verdadeiro amor que devemos a Deus e a sua consequente escolha pelo amor ao próximo. Normalmente, esse amor idolátrico tem como direção o “ego” e se disfarça em muitas estatuetas: a falta de tempo; as lutas do dia-a-dia; necessidades da família etc.
Lute intensamente contra qualquer interferência no seu amor a Deus. Reforce o seu interesse pela palavra que o leva ao amor verdadeiro. Frutificar é resultado de sua luta para amar a Deus e viver este amor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!