quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O Amor Vence as Trevas


Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno

Trevas, nas Escrituras, são o modo como os autores bíblicos descrevem a condição do homem sem Deus. Isto aponta para a obscuridade do coração de quem vive sem uma comunhão viva e verdadeira com o Senhor.
Então, quando a Escritura fala em viver nas trevas, não está apenas se referindo à perdição eterna, mas a uma condição de vida sem esperança, sem direção e sem a percepção da realidade de Deus.
Infelizmente, esta condição entenebrecida, muitas vezes, é uma descrição da vida do povo de Deus. Não somente os ímpios andam nas trevas. Eles, nelas estão aprisionados, mas há filhos de Deus que, mesmo podendo andar na luz, preferem vaguear pelas trevas.
Paulo escreveu aos colossenses afirmando a liberdade dos filhos de Deus ao dizer: “Ele nos libertou do Império das Trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados” (Colossenses 1.13 e 14); e, ao fazer isto, deixou claro que nossa liberdade foi nos dada para viver em um Reino que se manifesta no Amor.
Talvez o texto bíblico que mais deixa clara essa relação entre o amor e a presença da luz, seja João 3.16 a 21. Curiosamente, este texto revela os benefícios do amor e da luz, mas não esconde que o coração humano, muitas vezes escolhe ser andarilho das trevas.
Há um grande perigo nestas considerações. O de, mesmo sendo filhos da luz, mantermos nossos passos no escuro de uma vida perdida e sem a presença de Deus. Mas, como podemos nos prevenir de cair neste laço apertado?
Em Mateus 4.12 a 17, temos o relato de que Jesus, logo após a prisão de João Batista, foi morar em Cafarnaum, que ficava na região que o profeta Isaías disse que era uma terra em trevas. Foi ali, que Jesus começou a pregar a sua mensagem e chamava os homens ao arrependimento.
O amor de Deus faz isto: vai ao encontro dos que precisam de liberdade e nos fala o que é preciso ouvir: “arrependei-vos...”. Jesus não penteia os nossos pecados e as nossas trevas, ele rompe essas amarras.
O amor de Deus vence nossas trevas cada vez que sua Palavra ilumina nosso coração, mostrando quem somos e o caminho a ser seguido. Agora é ouvir, atentar e caminhar. Seja mais sábio para atentar ao que o Senhor tem te falado e não se deixe afastar dos conselhos da Palavra. Ouça e ilumine-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!