quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Lições de Um Dia Triste


(Uma reflexão sobre o incêndio do dia 27 de janeiro de 2013 em Santa Maria-RS que ceifou a vida de 235 pessoas, a maioria delas jovens universitários)

Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno

Assim como a maior parte do povo brasileiro e até muitos estrangeiros, me solidarizo com os familiares que perderam seus entes queridos no fatídico incêndio, na boate Kiss na cidade de Santa Maria-RS. Rogo que o conforto do Espírito Santo conduza os corações à paz de alma, para suportar este momento de tão grande e necessária resignação.
Dias como este marcam famílias, cidades, nações. Tornam-se parte de nossas memórias mais tristes e significativas. Importa que aprendamos lições em dias tão lúgubres, para que nossas histórias não se situem apenas no campo do relato trágico, mas incrementem a construção de algo melhor, justamente para que momentos como estes não se repitam, ao menos, não nas mesmas condições.
As lições desse dia triste começam na necessidade de uma atitude revisionista de muitos dos nossos processos humanos. Pare para pensar sobre aqueles que, por ganância, não se importaram com o elevado número de pessoas em um espaço tão desprotegido, compraram equipamento de qualidade inferior, ou mesmo, simplesmente para evitar a evasão e falta de pagamento, não proveram opções de saída.
Reflita, então, sobre o público, vitimado e inocente no incidente. Contudo, em troca de uma alegria tão efêmera, sequer exigiu segurança e se entregou à condições tão insalubres para o seu lazer e desfrute! 
Que tal abordar as leis, as regras que regem o comportamento de instituições e pessoas e tantas outras marcas de uma cultura consumista, mercantilista, hedonista e irresponsável.
A revisão que precisamos fazer é sobre o nosso modelo cultural e o apodrecimento de valores que subjazem nas escolhas que fazemos. Nessa busca auto investigativa encontraremos o inconsciente coletivo de uma cultura que, aos poucos, vive de valores transitórios e busca saciedade imediata.
Até o fato de logo procurarem encontrar um culpado, ainda que seja responsabilizar os responsáveis por toda a negligência ocorrida, é uma demonstração de como buscamos saciedade imediata e não nos preocupamos com as bases  que fundamentam nossos problemas.
Em Lucas 13, falando sobre outra tragédia, perguntou-se a Jesus se os mortos ali era mais culpados que os demais e logo, ele respondeu: não! Jesus afirmara naquela ocasião que todos precisavam se arrepender, pois tal acontecimento era o resultado de uma conjuntura de erros, que levara os homens a se desviarem dos valores e padrões do Criador.
A proposta de revisão de valores é um apelo do próprio Cristo aos judeus de seu tempo, diante da tragédia de seu dia triste.
Este apelo também se dirige, ainda hoje, à nação brasileira e a todo o Ocidente Cristão. Revisemos os valores que movem as escolhas que fazemos e, muitas vezes, nos encaminham a viver situações como a interrupção de vidas de forma humanamente estúpida. Isto tudo resulta de uma cultura  de autoamor, que substituiu o amor ao Criador e ao próximo.
Que dias tristes assim, além de lágrimas, causem mudanças em nós. A sociedade brasileira precisa se reeducar e reaprender a viver valores que respeitem a vida humana, que foi criada à imagem e semelhança do Criador.
Nossas leis, a maneira como ganhamos dinheiro, o modo como nos divertimos e desfrutamos a vida, nossa música, quadros, esculturas etc, precisam ser reflexos de corações não adoecidos pela idolatria do ego. Que venham dias mais felizes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!