sexta-feira, 5 de abril de 2013

A Força da Verdade Contra a Mentira


Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

O Cristianismo tem sobrevivido a muitas dificuldades. Nos primeiros séculos, a Fé Cristã, sofreu intensa perseguição. Durante a Idade Média, teologias nocivas penetraram nas fileiras da Igreja e costumes do paganismo procuravam desfigurar a fé cristã genuína. Não faltaram aqueles que intentaram contra a Fé Cristã sugerindo sua morte, ou acusando-a de preconceito e anti-intelectualismo.
Todas estas ameaças, ataques e difamações foram vencidas pela Fé Cristã. As suspeitas sobre o futuro do Cristianismo sempre se levantam e ainda não faltam aqueles que preconizam sua morte ou seu infortúnio. A questão, para a qual chamo a sua atenção nesta mensagem é: o que levou e leva o Cristianismo a sobreviver a tantos ataques e forças contrárias?
Um dos momentos mais marcantes da vitória do Cristianismo sobre os levantes contrários está registrado no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 5. Os líderes do judaísmo, em particular o Sinédrio, liderado pelo Sumo Sacerdote, procuravam fazer calar a voz dos apóstolos. Estes, entretanto, estavam dispostos a dar a vida, pois sabiam que pregavam a verdade de Deus, diziam eles sobre a ressurreição e sobre Jesus de Nazaré ser o Cristo: “ora, nós somos testemunhas destes fatos (Atos 5.32). Esta convicção da verdade impulsionou e encheu de coragem a igreja primitiva e os seus principais representantes, os apóstolos.
Naqueles momentos, os inimigos da fé, acusando-os de blasfêmia e outras mentiras, tentaram matá-los. Foi a intervenção lúcida e providencial de um homem sábio que os livrou. Este homem era Gamaliel, professor daquele que seria conhecido como o pregador dos gentios, o apóstolo Paulo.
Gamaliel, acatado por todos, lhes dirige palavras cheias de sensatez, levando os judeus a
pensarem melhor sobre o que estavam por fazer àqueles homens (os apóstolos). No bojo de seus argumentos temos as seguintes Palavras: “...deixai-os; porque, se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá; mas, se é de Deus, não podereis destruí-los” (Atos 5.38 e 39).
A mentira jamais destruirá a verdade. A força da nossa fé vem de sua origem: Deus. Quero incitá-los a confiarem nas verdades que lhes foram anunciadas e convidá-los a permitir-lhe invadir e encher cada espaço de sua mente e recanto da sua alma. Desta forma, seremos tomados da força vital, que move os que creem na Verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!