segunda-feira, 15 de abril de 2013

Os Poderes da Dúvida


Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

"Tomé" - Caravaggio
Nos dias posteriores à ressurreição de Jesus, uma das marcas do relacionamento dos discípulos com o Mestre ressurreto foi a presença da dúvida em seus corações.
Jesus contrastou a dúvida com a fé. Ele, diante da dúvida de Pedro quando este atentou para os ventos e retirou o olhar do Senhor, repreendeu o discípulo dizendo: “...Homem de pequena fé, por que duvidaste?” (Mateus 14.31).
Inicialmente, precisamos considerar que a dúvida tem o avassalador poder do afastamento. No tocante à fé cristã, a dúvida pode causar o distanciamento e até mesmo a morte do relacionamento vivo com Deus.
Foram as dúvidas no coração, aliadas com a forte inclinação da alma para o egocentrismo, que afastaram o jovem rico de Jesus. Da mesma forma, As dúvidas de muitas pessoas, às mantém alheias a Cristo, procurando-o a uma distância segura para a sua dúvida. Neste caso, a dúvida tornou-se um ídolo do coração e o servem reverentemente, impedindo o coração de absorver a vida de Cristo.
Mas, quando olhamos por outro lado, a dúvida também tem o poder maravilhoso de alavancar a fé e nos impulsionar ao mais glorioso passo da relação com Deus, o conhecimento.
Lembro-me de minha professora de hebraico. Ela dizia que a principal palavra do hebraico é: “lama?” (Por quê?). Assim, insistia com os alunos que “duvidar era o primeiro passo do aprendizado”.
Fugindo ao tom filosófico da afirmação acima, pensemos em Tomé, que duvidou. Ele, afrontosamente duvidou de Jesus e textualmente desejava confrontar os fatos, até que se encontrou pessoalmente com as respostas às suas dúvidas.
Ele,  tocando as mãos e o lado ferido de Jesus, permitiu que as cicatrizes de Jesus cicatrizassem suas dúvidas. Foi assim que ele creu: “Senhor meu e Deus meu!” Esta declaração de Tomé, tornou-se em uma das mais corajosas declarações de fé em Jesus de todo o Novo Testamento.
A dúvida não será um problema se for honesta e sincera diante de Deus. Podemos perguntar a Deus coisas que não sabemos e até as que duvidamos, só não podemos ficar longe das suas respostas.
Sua dúvida, se for honesta, poderá derrubar a distância e levá-lo a viver próximo de Deus. Quando tiver qualquer dúvida sobre sua relação com Deus deixe-o mostrar-lhe quem Ele é. Sua dúvida será vencida pelo amor do Pai que produzirá vida  em seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!