sábado, 20 de abril de 2013

Sob a Autoridade de Cristo


Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

O Evangelho de Mateus é surpreendemente um evangelho sobre a construção do Reino de Cristo. Digo surpreendente porque Mateus, um publicano, antes odiado pelos judeus, tornou-se um arauto do Reino do Messias.
Esta aparente ironia do plano divino pode mostrar intencionalmente o rompimento de todas as barreiras humanas que haviam sido levantadas no coração dos homens. Cristo viera à terra iniciar um Reino que exerceria toda a autoridade sobre os homens.
O Evangelho constantemente testemunha sobre a autoridade de Jesus Cristo. Por exemplo, a admissão de que seu ensino apontava para a sua autoridade (Mt.7.29); o objetivo de cada um dos milagres, que era  ressaltar a autoridade de Cristo (Mt.8.9 e 9.6 a 8); ou ainda quando os inimigos de Cristo inquiriram sobre a sua autoridade e a resposta de Jesus veio a confundir a altivez destes homens (Mt.21.23 a 27).
Tudo isto indica que a base mais fundamental da vitória da Igreja no anúncio do Evangelho e o espalhar do Reino de Cristo pelo mundo é a autoridade de Cristo sobre todas as coisas. Mateus propôs aos crentes de seu tempo que exercessem seu papel de divulgadores do Reino com todo a ousadia.
Não foi, portanto, à toa que Mateus culminou o seu Evangelho com uma palavra gloriosa de Cristo sobre o status a que foi elevado após a sua ressurreição: “Jesus, aproximando-se, falhou-lhes dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mt.28.18).
Mateus nos exorta a seguir em frente, ele ressalta a base de estímulo para continuarmos a jornada. Os discípulos creram nestas palavras e transtornaram o mundo de sua época. Eles levaram o Evangelho até os  seus limites pessoais e deram a vida por isto.
Crentes precisam seguir adiante, mas não podem fazê-lo apenas por si mesmos. Discípulos de Jesus que esperam cumprir o seu papel neste mundo devem fundamentar a sua vida nesta premissa gloriosa: Jesus Cristo Reina com toda a autoridade.
No céu e na terra, expressa a abrangência de sua autoridade. Por isto, jamais, nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus. Por isso, eu e você podemos seguir adiante, sem temer, sem vacilar. Temos um Senhor no céu, que cuida de nós e vai adiante de nós. Cristo Jesus, Senhor! Aleluia, o Reino é real!
Não lutamos sem propósito, não vivemos sem esperança, porque existimos para Deus e seu Reino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!