segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A missão da igreja - o que queremos ver?



Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno

Quando comissionou sua igreja, Cristo outorgou-lhe a responsabilidade de fazer discípulos (Mt 28.19-20). Mas, antes de enviá-los ao mundo para  ensinar a respeito do Reino, Ele fez a gloriosa afirmação: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mt 28.18).
Poucas vezes nos perguntamos qual o sentido de nossa missão na terra. Até mesmo nos esquecemos de tudo o que está em jogo no que diz respeito à presença da igreja no mundo. Parece que o tempo e as preocupações da vida roubam a nossa consciência do que é ser igreja.
Acredito que algumas destas questões já estavam presentes nos dias do Evangelista Marcos. A igreja, perseguida pelas forças do Império, retraiu-se e talvez tenha perdido o foco do seu propósito como mensageira do Reino. O testemunho da vida de Jesus, o Evangelho, serviria para recobrar no coração dos filhos de Deus o seu senso de dever e urgência.
No capítulo 2, Marcos nos conta a história de um homem paralítico que fora carregado por seus amigos para ver Jesus. O drama deste encontro é reforçado pelo fato de que os seus amigos içaram o acamado pelo telhado para que pudesse se aproximar de Cristo (Mc 2.4). No instante em que Jesus percebeu aquela ação, imediatamente declarou: “Filho, os teus pecados estão perdoados” (Mc 2.5).
Os que estavam presentes pensavam ser um absurdo Jesus declarar o perdão de pecados. Diante desta reação, Jesus disse: “O que é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: levanta-te, toma o teu leito e anda? (Mc 2.9).
Todos se maravilhavam dos milagres de Jesus, mas não haviam entendido sua verdadeira missão: trazer o perdão ao mundo (Mc 2.10). Da mesma forma, nós não podemos nos esquecer de que nossa missão neste mundo vai muito além das expectativas que os homens podem ter com a utilidade de uma igreja.
A Igreja de Cristo é chamada a anunciar o perdão de Deus. Caso venhamos nos envolver com qualquer outra causa (educação, solidariedade, saúde etc.) não podemos nos esquecer do fato de que o homem, culto, sadio, socialmente estruturado, se estiver sem Cristo está perdido.
O que a Igreja precisa fazer é se inserir em todos os lugares deste mundo ensinando aos homens que “O Filho do Homem tem autoridade para perdoar pecados” (Mc 2.10). O resultado dessa missão? “A glória de Deus”. Somente homens perdoados podem ver a Deus e a sua glória (Mc 2.12). Isso é o que queremos ver!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!