sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A Cruz e a Autoridade de Cristo


Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceo

O Novo Testamento não somente nos apresenta Jesus, ele nos conduz a reconhecer o seu senhorio sobre todas as coisas: “E pôs todas as coisas debaixo dos seus pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja” (Ef 1.22). Para os apóstolos, a Igreja de Cristo, vivendo em um mundo hostil e perseguida, precisava discernir sua fé e concentrá-la verdadeiramente no fato que era parte de um Reino superior, ligado ao verdadeiro Senhor de todas as coisas (Cl 1.13-16).

O próprio Senhor Jesus, enquanto andou neste mundo, deixou claros testemunhos de sua autoridade sobre a vida humana e todas as coisas enfim. Os evangelistas tomaram esses testemunhos e os publicaram para que a Igreja se firmasse em Cristo como o seu Senhor (Mt 28.18; Mc 2.10; Lc 4.32, Jo 19.10). Para eles, o cristianismo nascente, para se firmar e sobreviver a todas as intempéries, precisava de uma clara visão da soberania de Cristo sobre cada aspecto da vida humana e da existência como um todo.
Jesus Cristo homem, cujo nome está acima de todo o nome, não conquistou essa autoridade sobre a vida e a morte por que realizou sinais. Na verdade, o grande sinal que deu a Jesus o poder sobre todas as coisas foi a sua entrega na cruz (Fp 2.8-11).
A Cruz de Cristo é o ponto de mudança mais importante da História, a plenitude dos tempos  (Gl 4.3-5). Na cruz, Deus estabeleceu Cristo Jesus como o foco para o qual toda a Criação deve olhar. A Cruz nos atrai à Ele e cristocentriza o universo (Jo 12.32, Ef 1.10).
Os apóstolos trabalharam intensamente para  que a Igreja entendesse a Cruz de Cristo e confiassem nos efeitos restauradores que emanavam dela. Todos os cristãos deveriam viver neste mundo com os olhos do coração fitos na Cruz. Por isso, a pregação apostólica era a pregação da Cruz (1Co 1.23; 2.1-2; 1Pe 2.24; 3.18).
A missão de Jesus tinha foco.  A Cruz era o alvo máximo de toda a sua jornada. Ele foi feito Senhor de todas as coisas, porque se moveu no caminho espinhoso de se entregar por nós: “...o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus” (1Pe 3.18).
Assim como o ministério de Jesus ressaltou a cruz e os seus apóstolos nela se gloriaram, também nós devemos encarar esse mundo com a consciência absorvida pelo fato de que a Cruz nos conduziu ao Reino do Filho: “a saber, que Deus . Deus estava em Cristo (na cruz), reconciliando consigo o mundo (2Co 5.19).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!