sábado, 19 de abril de 2014

O silêncio do sepulcro

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

José de Arimatéia pediu a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo da cruz e juntamente com Nicodemus prepararam o corpo de Jesus e o envolveram em um lençol e o puseram em um sepulcro ainda não usado, que ficava perto do local onde fora crucificado, assim evitariam violar o sábado (Jo 19.38-42).
PIlatos, por sua vez, incitado pelos líderes religiosos, mandou guardas romanos vigiarem o túmulo para evitar que o corpo fosse levado pelos discípulos. Eles selaram o túmulo com uma pedra (Mt 27.62-66). 
As mulheres, em particular Maria, mãe de Jesus, observavam todas as coisas em silêncio. Viram-no ser colocado no túmulo (Lc 23.55; Mc 15.47) e se retiraram para o preparo de aromas e bálsamo para depois oferecerem os seus cuidados ao corpo de Jesus, e no dia de sábado, descansaram (Lc 23.56). 
Um sábado de silêncio! Não se ouvia nas ruas de Jerusalém ou nas cidades da Galiléia, tampouco nos arredores de Samaria a voz de nenhum profeta. Não havia quem desse vista aos cegos, ou alguém anunciando o Reino de Deus no templo. Tudo parecia seguir a sua rotina e o mundo parecia ter adormecido em um sono profundo, depois de um intenso sonho de três anos.
Mais tarde, os discípulos do caminho de Emaús haveriam de dar voz à frustração de muitos ao dizer: "Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam" (Lc 24.21). O silêncio da frustração tomou conta daqueles que ousaram crer que Jesus era o Messias e, naquele sábado, o dia se fez preenchido pela tristeza.
Os discípulos, as mulheres, os líderes religiosos judaicos, os oficiais e guardas romanos, todos concebiam em seu coração que a morte havia vencido Jesus. Imaginavam que ele tinha sido, de uma vez por todas, silenciado e que agora era somente necessário traçar os caminhos para que o curso da história tomasse outros rumos. Para eles, um ponto final na última página do livro da história de Jesus tinha sido colocado. 
No silêncio da morte, o Cristo completava a sua obra de redenção. Seu espírito havia sido entregue a Deus nas palavras: "Pai, nas tuas mãos, entrego o meu espírito" (Jo 23.46); e, portanto, de fato havia chegado ao paraíso, conforme prometera ao ladrão: "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso" (Lc 23.43). 
O corpo, no entanto, descia à sepultura, porém, sem ver a corrupção (At 2.31) e aguardava, neste estado, a promessa da ressurreição. Ele seria o primeiro dos homens a celebrar a vida após a vitória sobre a morte. Assim conduziria também muitos à vida!
Este sábado de silêncio entre os homens é um dia para celebrar a profunda esperança nas promessas da ressurreição. Este dia é o dia em que a nossa fé se concentra no fato de que tudo o que precisamos é crer. Estas foram as exortações do Cristo ressurreto a todos os que duvidaram: "Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória?" (Lc 24.25-26). 
A fé cristã é sobretudo baseada na esperança de que a vitória de Cristo se completará na vida de cada um daqueles que ousarem confiar nele. Assim como ele venceu também venceremos e assim como ele ressuscitou também ressuscitaremos. Do modo como ele é incorruptível também o seremos. Um dia, não somente veremos um mundo melhor, mas o veremos perfeito, onde a morte não terá mais lugar.
Este é um dia para resignadamente nos colocarmos na expectativa final da ressurreição de todos aqueles que crêem em Jesus, ainda que esta vitória final pareça ocorrer no silêncio sepulcral de um mundo tão corrompido. 
Cristo está trabalhando para que a vida venha sobre nós definitivamente.  

6 comentários:

  1. Parabéns, meu amigo. Belo texto. Edificou-me. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado... Deus continue nos abençoando com a certeza da vida eterna.

      Excluir
  2. Deus continue a usá-lo e abençoá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, continue orando por nós! Que o Senhor também abençoe muito a sua vida e família... mande o meu abraço a todos!!

      Excluir

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!