sexta-feira, 11 de abril de 2014

Um Templo Precisa de Verdadeiros Adoradores

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno
Uma rápida consideração sobre o culto prestado pelo povo de Deus, nos dias do profeta Isaías, nos mostrará que um dos erros de Israel era adorar a Deus de maneira meramente formal e exterior, sem um coração quebrantado e entregue verdadeiramente ao Senhor (Is. 1.12-17; 29.13).
O resultado desta adoração desprovida de temor foi o cativeiro babilônico,  ocasião em que o Senhor destruiu o templo, bem como a arrogância e autoconfiança dos homens (Jr 7.1-15). 
Tempos depois, nos dias de Esdras, Neemias e Zorobabel, o templo foi reconstruído. Deus usou Ciro, rei persa, e seus sucessores, para trazer de volta o seu povo à terra e levantar novamente os muros da Cidade de Jerusalém e o templo. Mas, infelizmente, a adoração hipócrita continuou a ser oferecida pelos homens e mulheres de Israel. Eles desprezavam Deus e o adoravam sem amor (Ml 1.6-14).
Como resultado, novamente Deus levantou juízo contra o seu povo. O grego Antíoco Epifânio, um rei selêucida, no intuito de conquista e imposição da cultura grega, profanou o Templo de Israel com sacrifícios de porcos e a instalação de estátuas de seus deuses. Sacerdotes fiéis foram depostos e outros, infiéis, colocados no lugar. 
Já nos dias de Jesus, o templo foi reformado, tornado novamente imponente, pelo trabalho de Herodes, o Grande. Beleza, grandiosidade e riqueza eram encontradas neste templo reformado. Contudo, o povo continuava a desprezar Deus e lhe oferecer sacrifícios vazios de amor. Eles haviam transformado a Casa de Deus em covil de salteadores (Mc 11.17).
Mais uma vez, no ano 70 d.C, o templo foi destruído e o povo da aliança perseguido, desta vez por Nero, o louco Imperador Romano. Jesus havia anunciado esta destruição quando disse: “Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada” (Mt 24.2). Quando o templo não tem verdadeiros adoradores ele corre o risco da destruição. Isto é o que a História nos ensina.  Deus deseja que seu povo o ame acima de tudo e lhe preste adoração viva, cheia de temor, pelo que Ele é e fez por nós.
A Bíblia fala de um novo templo, construído não com pedras e ouro, mas com corações quebrantados, habitados pelo Espírito Santo (1Co 6.19-20). Este templo não pode ser destruído por terremotos ou pelas mãos humanas. Mas também, não pode ser construído por estas. Este templo só existe, quando verdadeiros adoradores se apresentam diante de Deus em Espírito e em Verdade, os quais Ele busca para si (Jo 4.23).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!