sábado, 26 de abril de 2014

O Alcance da Ressurreição de Jesus

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

Os discípulos tiveram enorme dificuldade para crer e compreender tudo o que estava envolvido na “ressurreição de Jesus”. A incredulidade marca todos os relatos dos dias que se sucederam à ressurreição. Mas Jesus continuou a persistir em alcançar os seus corações: “A estes também [aos apóstolos], depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus” (Atos 1.3).
Após a sua ressurreição, Jesus estava focado em mudar o entendimento dos seus discípulos. Ele se dedicou a quebrar a incredulidade deles e colocá-los novamente sob a premissa de que o Reino dos Céus estava entre eles, por que a morte fora vencida pelo poder da ressurreição. As palavras de Tomé nos falam sobre essa mudança que Jesus buscou: “Senhor meu e Deus meu!” (João 20.28).
O incrédulo Tomé tivera o seu coração transformado pelas marcas da ressurreição. E o próprio Mestre mostrou que essa fé produz a verdadeira bem-aventurança, porque o poder da ressurreição não alcançou apenas quem o pôde tocar: “Bem aventurados os que não viram e creram” (João 20.29).  
Assim, a ressurreição de Cristo revela um elevado poder de alcance. Estendendo os seus efeitos muito além daqueles primeiros apóstolos e transformando vidas em todos os lugares.
Os chefes da religião judaica perseguiram os apóstolos e prenderam João e Pedro porque falavam a todos a respeito da ressurreição: “Falavam eles ainda ao povo [João e Pedro] quando sobrevieram os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus, ressentidos por ensinarem eles o povo e anunciarem, em Jesus, a ressurreição dentre os mortos” (Atos 4.1-2).
O Novo Testamento nos mostra uma Igreja confiante em Deus e no seu poder. A Ressurreição era o tema do seu testemunho e assim espalhavam a certeza do Reino de Deus entre os homens: “Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça (Atos 4.33).
À semelhança dos apóstolos a ressurreição precisa alcançar e impactar a igreja em nossos dias.  Falta-nos poder da mensagem, porque falta-nos a verdadeira fé no fato de que servimos a um Cristo Vivo, vitorioso e glorioso, que está assentado no Trono. Falta-nos uma visão concentrada na vida que estamos recebendo e um compromisso com a vida ressurreta: “...mas oferecei-vos a Deus como ressurretos dentre os mortos e os vossos membros como instrumentos de justiça”(Romanos 6.13). Que a ressurreição alcance o seu coração com poder!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!