domingo, 1 de junho de 2014

A Ascensão de Cristo e a Jornada do Crente


Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

Após a ressurreição, o Senhor esteve por quarenta dias falando aos seus discípulos a respeito do seu Reino (Atos 1.3). Jesus lhes falou sobre o Espírito Santo que viria sobre eles e que os conduziria neste mundo (At 1.5-8).
A promessa da descida do Espírito Santo estava vinculada à Ascensão de Cristo: “Convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei” (Jo 16.7).  Na sua ascensão, Cristo Jesus assentou-se no trono, à destra de Deus, donde derramou sobre a Igreja o Espírito Santo: “Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis” (Atos 2.33).
A ascensão de Jesus, portanto, não se trata apenas de uma parte do processo da glorificação do Senhor, mas também marca o início de uma ligação celestial da Igreja com o seu Rei. Do céu, por  meio do seu Espírito, Cristo conduz a  sua Igreja: “Quando vier o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar” (Jo 16.13-14).
O Espírito Santo trabalha com a verdade da Palavra de Deus para nos mostrar o caminho e motivar-nos a viver em santa obediência a Deus. Desta forma, uma das mais importantes tarefas para os crentes que desejam viver segundo a vontade de Deus é aprender e crescer na ciência e prática da Palavra de Deus, que é a “verdade de Deus” (Jo 17.17).
Nossa ligação com o Cristo glorificado se dá especialmente no modo encaramos e nos compromissamos com a Palavra da Verdade. As Escrituras são a joia preciosa que devemos desejar guardar em nosso coração. Elas nos conduzirão por esta vida e nos ajudarão a testemunhar e viver para a glória de Deus. O modo como nos envolvemos com a Palavra de Deus fala muito sobre a nossa vida cristã e o que realmente esperamos desta vida.
Quando um crente despreza a Palavra de Deus, relegando-a a um papel secundário na sua vida, está demonstrando que sua preocupação vital está vinculada a coisas passageiras. Mas, quando o cristão decide que a Palavra de Deus será proeminente na sua vida e norteará as suas decisões, está apresentando ao mundo um modelo de pessoa que vive para coisas eternas.
Aceite o desafio de Cristo e viva ouvindo a Palavra que desce do céu. Deixe o Espírito Santo guiar a sua vida e determinar sua jornada rum o à eternidade com Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!