terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Um Presente Para Jesus

Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno

Entre as cenas mais conhecidas do Natal temos aquela em que os magos do oriente se prostram diante de Jesus e lhes entregam o ouro, o incenso e a mirra (Mt 2.11). Estes presentes representavam toda a expectativa e reconhecimento que tinham para com Jesus, como seu Rei.
O Natal é em nossa cultura uma época para a troca de presentes. Uma pequena lembrança, um presente caro, ou ainda um simples gesto de consideração e, mesmo sem custo financeiro, são maneiras de se comemorar e viver o Natal. E acredito que essa ideia de presentear no Natal tenha a ver com aqueles sábios do oriente e sua atitude.
No entanto, seguindo mais de perto o exemplo daqueles magos, deveríamos refletir sobre o presente que precisamos dar a Jesus. Afinal, o Natal é o dia de Jesus. O que será que Jesus gostaria de receber neste Natal?
Podemos imaginar algum significado para o outro, o incenso e a mirra que aqueles homens entregaram a Jesus. O Evangelista Mateus apenas nos informa que eles ofertaram os seus tesouros: “Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas; ouro, incenso e mirra (Mt 2.11).
Não acredito que o principal desta cena esteja no valor ou significado destes três presentes, mas no fato de serem tesouros pessoais. Suas ofertas eram parte da vida daqueles homens.  Este é um ponto importante.
Mateus foi o escritor do Novo Testamento que mais usou a palavra grega “Thesaurous”. Ele, ligou a ideia de tesouro ao conceito de “coração”: “Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6.21). Da mesma forma, Lucas também uniu estes dois conceitos: “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem” (Lc 6.45).
“Filho meu, dá-me o teu coração” (Pv 23.6) - este é o presente que precisamos entregar  para Jesus. No Natal e em todos os outros dias, nosso coração deve ser entregue a Ele. Na verdade, quando nosso coração for totalmente dEle, Ele será o nosso grande tesouro.
Quem serão os sábios deste Natal? Os sábios serão aqueles que oferecerem a Cristo sua vida, como sua maior preciosidade, seu tesouro. Estes poderão colher o melhor desta data e realmente descobrir o que é e como se vive um “Feliz Natal”. Estes são, para todos, os nossos votos de um Feliz Natal para todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!